ESTE É UM ESPAÇO QUE TEM POR OBJETIVO TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE OS MALEFÍCIOS CAUSADOS PELO USO DEAS DROGAS E FAZER A DIVULGAÇÃO DE PRODUÇÕES DOS ALUNOS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GASTÃO GUIMARÃES, ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BA, FRUTOS DO PROJETO "USO DAS MÍDIAS NO COMBATE ÀS DROGAS NA ESCOLA PÚBLICA".

domingo, 15 de novembro de 2009

Drogas nos anos 60 e 70


Falar de drogas nos anos 60 e 70 é totalmente diferente do que se falar de drogas hoje em dia.

Se hoje as drogas são efeito e causa de problema social, uma mercadoria que gera milhões de reais com o tráfico além de violência e mortes, nas décadas de 60 e 70 eram uma forma de libertação, de se enxergar o que ninguém via. Eram parte essencial de uma ideologia que estava nascendo e que mudaria o mundo a partir, principalmente, da música.


Contextualização:

A década de 60 foi marcada pelo movimento de CONTRACULTURA. Esse movimento, difundido principalmente entre os jovens, era um movimento de contestação às normas e valores vigentes na época.
Entre os motivos de contestação, estava principalmente a Guerra do Vietnã , que teve inicio em 1958 e se encerrou apenas em 1975.
As buscas pela liberdade de expressão e pela liberdade sexual também se encaixavam no movimento, e tiveram ainda mais força com o aparecimento dos principais representantes do movimento de CONTRACULTURA: OS HIPPIES.
Jargões conhecidos como “sexo, drogas e rock’n’roll” ou “paz e amor” são até hoje ligados aos hippies, que em sua ideologia, se opunham radicalmente aos valores culturais considerados importantes na sociedade como o trabalho, o patriotismo e nacionalismo e a ascensão social. Viviam em grupos e em aldeias, e foi na era dos hippies, que o uso das drogas se tornou mais intenso. Grandes manifestações e festivais como o “Verão do amor” em 1967 e o “Woodstock” de 1969 aconteceram e tiveram repercussões mundiais.


As Drogas:

Diversos tipos de drogas foram usadas nesse período. A maconha era a droga mais popular e mais utilizada. Drogas mais pesadas como cocaína e horoína também eram usadas, o ecstasy surgiu no final de década de 60 mas não teve muitas repercussões. Mas de todas as drogas foi o LSD a droga de maior destaque na época.
Ácido ou droga psicodélica, como era conhecido, o LSD era usado em conjunto e tinha seu uso permitido. Com o grande número de usuários a droga foi proibida no final da década de 60 mas continuou sendo usada. O LSD tinha efeitos alucinogénos e aumentava a percepção sensorial. O usuário se sentia bem e em estado de euforia e liberdade — sentimentos totalmente condizente com o sentimento da época.
O LSD foi a droga que possibilitou maior mudança na época, principalmente na música.


As Drogas e a Música:

A maioria dos músicos da época eram usuários de drogas. A principal representação múcical era o rock, e das bandas que surgiram na década de 60, quase todas tiveram contato com o LSD.

A música e a droga tinham uma ligação muito íntima. Muitos músicos se drogavam para compor. Em shows tanto banda como público estavam sobre efeito das drogas.
O albúm “Sg.t Peppers Lonely Hearts Club Band” dos Beatles, considerado um dos marcos na história da música, foi inteiro composto, produzido e gravado sobre so efeitos do LSD.


Considerações Finais:


As drogas atingiam os jovens direta e indiretamente, por todos os lados. Era usada como forma de contestação e liberdade. Estava ligada a ideologia da época.
No final dos anos 70 as drogas começaram a ser usadas excessivamente e perderam o seu significado inicial.
Não pretendemos com esse texto fazer apaologia às drogas, mas sim mostrar o papel que as drogas tiveram nos ano de 1960 e 1970 e traçar um paralelo com a situação atual das drogas hoje em dia.


( TEXTO EXTRAÍDO DO BLOG COM "TEXTOS E PRETEXTOS".)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

b